Depois da confirmação do primeiro caso da COVID-19 em Inhambane, o MISAU mandatou uma equipa a esta província chefia por Ilesh Jani, Director Geral do Instituto Nacional de Saúde para a possível descoberta do foco de contaminação do coronavírus nesta parcela do país.

Ilesh Jani, falando na tarde desta quarta-feira (13), disse que a equipa em conjunto com profissionais da saúde da Província, está a efectuar o rastreio de contactos do primeiro paciente, tendo no primeiro dia identificado pelo menos 24 contactos, entre eles 10 são da família.

O Director Geral, referiu que todos os contactos identificados foram submetidos a quarentena obrigatória, ao mesmo tempo que são colhidas amostras para análises laboratoriais.

De acordo com Ilesh Jani, dos rastreados, foram colhidas 13 amostras e enviadas para análise no laboratório do Instituto Nacional de Saúde e os resultados são esperados que estejam disponíveis nesta quarta-feira.

O dirigente lançou o vigoroso apelo para que se intensifiquem as medidas de prevenção contra a COVID-19, porque segundo Jani, a pandemia já está na Província e todo cuidado deve ser redobrado.

Para se descobrir o caso de Inhambane só foi possível graças a vigilância activa no Hospital Provincial de Inhambane, daí que pondera-se a extensão da vigilância.