O país registou nas últimas 24 horas mais 10 casos de infecção pelo novo Coronavírus, passando, desta forma, a ter um cumulativo de 129 casos positivos confirmados, dos quais 43 já se encontram recuperados da doença. A informação foi fornecida este sábado (16.05)  pela directora nacional de Saúde Pública no Ministério da Saúde, Rosa Marlene,  falando na habitual Conferência de Imprensa de actualização de dados sobre a Covid-19.

Segundo explicou a directora,  os casos positivos em alusão fazem parte de um lote de 374 amostras testadas nas últimas 24 horas pelo laboratório de referência do Instituto Nacional de Saúde,  das quais 364  revelaram-se negativas. Destas amostras, 100 são de Cabo Delgado,  2 de Manica, 11 de Sofala, 1 de Gaza, 151 de província de Maputo e 109 da cidade de Maputo.

Sobre os novos casos confirmados hoje, a directora informou que 9 são de nacionalidade moçambicana e 1 de nacionalidade portuguesa, sendo que todos apresentam sintomatologia leve, por isso encontram-se em isolamento domiciliar.

Em outro desenvolvimento, Rosa Marlene disse que a situação do país continua preocupante, uma vez que foram identificados novos focos de transmissão em várias províncias que até então não tinham reportado casos confirmados de Covid-19.

 

Devido a ocorrência desses novos focos de transmissão, a Organização Mundial de Saúde (OMS), considera que Moçambique passou da fase de epidemia de casos esporádicos da Covid-19, para a fase de epidemia com focos de transmissão. 

A dirigente acrescentou que as amostras testadas hoje são  resultado da vigilância activa da suspeita  e rastreio de contactos nas unidades sanitárias do país.

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte a secção sobre COVID-19