Moçambique registou nas últimas 24 horas mais dez casos de infecção pelo novo Coronavírus, passando desta forma a ter um cumulativo de 156 casos positivos confirmados em laboratório, dos quais 48 são dados como completamente recuperados. Dos 156 casos em referência, 122 são de transmissão local e 34 importados.

Segundo explicou, na tarde desta quarta-feira, 20.05, a directora nacional de Saúde Pública no Ministério da Saúde, Rosa Marlene, em Conferência de Imprensa de actualização de dados sobre a Covid-19, os 10 casos positivos ora diagnosticados fazem parte de um lote de 232 amostras testadas hoje, das quais 222 revelaram-se negativas.

No mesmo contexto, a dirigente esclareceu que as amostras examinadas no laboratório resultam da actividade de vigilância activa, da suspeita e rastreio de pessoas com sintomas nas unidades sanitárias.

Dos dez casos, oito são da província de Maputo, sendo que sete destes estão relacionados. O nono está na cidade de Maputo, e o outro está em Gaza, sendo o primeiro a ser diagnosticado naquela parcela do país, embora tenha casos em isolamento, isto é, pessoas diagnosticadas noutros pontos do país, mas que se encontram em isolamento naquela região.

A fonte referiu, ainda, que dos indivíduos notificados

, nove apresentam sintomatologia leve a moderada e um sem qualquer sintomatologia. Por este motivo, todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar e neste momento está em curso o processo de mapeamento dos seus contactos.

A Responsável de Saúde Pública no MISAU apelou a população moçambicana a continuar e a intensificar o cumprimento das medidas de prevenção emanadas pelas autoridades, nomeadamente o distanciamento social efectivo, lavagem regular e adequado das mãos, uso obrigatório da máscara em locais com aglomeração populacional, e sair de casa só em caso de necessidade extrema, entre outras.

 

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte a secção sobre COVID-19