O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou esta tarde, 26 de Maio, em Conferência de Imprensa, o registo de mais quatro casos de infecção pelo novo coronavírus, subindo para 213 o cumulativo de pacientes testados positivos no país. Deste total de infectados, 187 são de transmissão local e 26 importados.

Segundo explicou a directora Nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, os  quatro casos positivos ora diagnosticados, fazem parte de um lote de 240 amostras testadas nas últimas 24 horas, das quais 236 revelaram-se negativas. No mesmo contexto, a dirigente esclareceu que as amostras examinadas resultam da actividade de vigilância activa da suspeita e rastreio de pessoas com sintomas nas unidades sanitárias e rastreio de contactos.

Os casos positivos reportados são todos de nacionalidade moçambicana, sendo que dois são da província de Nampula e igual número da Zambézia.

 

Desses indivíduos, dois apresentam-se sem sintomatologia e outros dois com sintomatologia leve, por isso “todos encontram-se em isolamento domiciliar”, e neste momento está em curso o processo de mapeamento dos seus contactos.

Sobre a criança diagnosticada com Covid-19, há dias, na cidade da Beira (Sofala), e cuja mãe abandonou a cidade logo que teve o conhecimento do resultado, a responsável de Saúde Pública informou que a mesma se encontra no distrito de Changara (Tete) e apresenta-se com sintomatologia leve, estando em curso um trabalho de rastreio dos contactos, tanto da Beira, como em Changara.

Segundo o MISAU, o surgimento de novos focos de contaminação desafia a população a assumir as medidas de prevenção como urgentes e imprescindíveis, nomeadamente o distanciamento social efectivo, lavagem regular e adequado das mãos, uso obrigatório da máscara em locais com aglomeração populacional, sair de casa só em caso de necessidade extrema, entre outras.

Refira-se que neste momento, o país conta com 213 casos positivos, dos quais 71 recuperados e um óbito.

 

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte a secção sobre COVID-19