A fábrica de fundição de alumínio, MOZAL e a Cervejas de Moçambique (CDM) doaram esta Quarta-feira, 03 de Maio, ao Ministerio da Saude (MISAU), material médico de protecção individual diverso e produtos de desinfecção, em resposta aos apelos do Governo de Moçambique, através do MISAU, para uma resposta multisectorial à pandemia de COVID-19.

Da CDM, o MISAU recebeu vinte mil (20.000) viseiras, equipamento de um impacto inestimável na prevenção do Coronavírus nos profissionais de saúde.
Foi a segunda doação da empresa em cerca de um mês, depois de te-lo feito no passado dia 05 de Maio, quando doou quatro mil litros de produtos de higienização.

Já a MOZAL, efectuou a doação de dez mil (10.000) litros de álcool gel.

A indústria que opera em Beluluane, na província de Maputo, tem estado a desenvolver uma série de acções, sendo de destacar o apoio na remodelação do Centro de Saúde da Matola-1, adequando-o com condições para o tratamento de pacientes com COVID-19.

A firma, como foi dado a saber, está em processo de aquisição de material médico cirúrgico diverso avaliado em cerca de 19.000.000,00 MT (dezanove milhões de meticais), para além de prever doar cerca de 10.000.000,00 MT (dez milhões de meticais), para o reforço da capacidade técnica e operacional do Instituto  Nacional de Saúde (INS).

 

Estes apoios das duas indústrias foram entregues ao Ministro da Saúde, Armindo Tiago, pelo Presidente do Conselho de Administração da MOZAL, Samuel Samo Gudo, e pelo Administrador Executivo da CDM, Hugo Gomes, em cerimônia realizada no Armazém Central de Zimpeto, testemunhada por quadros do sector da saúde e representantes das duas empresas