O Ministério da Saúde (MISAU) recebeu de instituições públicas e privadas, diversos materiais de higiene e saúde destinados às unidades sanitárias do país para as acções de prevenção e combate ao novo Coronavírus.

 

Desta vez o gesto veio do Reino da Tailândia, Assembleia da República através do Círculo Eleitoral da Europa e Resto do Mundo, Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), BCI e Matola Gás Campany (MGC).

O material composto por produtos usados na limpeza e higienização de superfícies, higienização das mãos, meios de protecção individual como luvas, máscaras, batas, aventais, tocas, viseiras, óculos, Kits de testagem entre outros bens será usado pelos profissionais de saúde em todo o país.

Na ocasião, Armindo Tiago, Ministro da Saúde, disse que o compromisso institucional do sector da saúde será o uso transparente e racional das doações.

As palavras que proferimos, não bastarão para manifestarmos o nosso sentimento de gratidão pelos inestimáveis apoios que nos têm sido dados pela sociedade civil, pessoas de boa vontade, por instituições do Estado, parceiros de cooperação e pelo empresariado, de modo a criarmos condições para uma resposta cabal à pandemia de COVID-19”, disse.

Tiago frisou que a recepção daquele donativo acontece numa altura em que os novos casos de contaminação pelo novo Coronavírus aumentam de forma preocupante, o que obriga a que cada cidadão redobre esforços para conter a propagação da doença à extensão do território.

 

Por outro lado, o desafio do sector de saúde, segundo o Ministro da Saúde, é de aumentar a capacidade de testagem, acompanhamento clínico de casos sintomáticos entre outros aspectos, a vigilância epidemiológica.

Entretanto, do Reino da Tailândia o Ministério da Saúde recebeu 240 frascos de 250 ml cada, de álcool a 70%, 95 frascos de 5 litros cada, de álcool gel a 70%, 125 frascos de 100 ml cada, de álcool gel, 154 frascos de 500 ml cada, de álcool gel, 4.200 máscaras cirúrgicas e 100 viseiras laboratoriais plásticas descartáveis.

A deputada da Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral da Europa e Resto do Mundo Ivone Bila, doou 1.050 máscaras de pano, das quais 800 para adultos e 250 para crianças.

O Ministério da Saúde recebeu, igualmente, da Matola Gás Campany representada por Nazida Abdul, 5 mil máscaras, dois tanques de agua com capacidade para 500 litros e um ventilador.

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), ofereceu 95 fato-macacos de diversos tamanhos 86 700 aventais descartáveis, mil pares de botas de borracha, 2 mil luvas de observação, 900 pares de luvas cirúrgicas, mil máscaras M95, Mil viseiras, e mil óculos de protecção.

Por seu turno, o BCI fez uma doação de 900 fatos descartáveis, mil pares de botas descartáveis, 900 tocas descartáveis, mil aventais descartáveis, 900 batas descartáveis e mil sacos de lixo infecciosos.

Os doadores dos diversos materiais foram unanimes em afirmar terem sido movidos pelo sentimento de responsabilidade para a luta contra a pandemia da COVID-19, apelando a que outras entidades sigam o mesmo exemplo