A cidade da Beira, província de Sofala, já tem instalada capacidade para a testagem laboratorial de amostras suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-Cov2), com a instalação da respectiva tecnologia no equipamento do Laboratório da Dream, da Comunidade de Sant’Egídio, que vinha analisando amostras do HIV.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto Nacional de Saúde (INS), enquadrada no âmbito da descentralização do processo de testagem laboratorial da Covid-19 em curso no país, de modo a flexibilizar o tempo de resposta desta pandemia.

Neste momento decorre o processo de treinamento dos técnicos, sendo que nos próximos dias algumas amostras recolhidas nas diferentes partes da província serão testadas localmente.

Segundo explicou a directora nacional para a área de Laboratórios de Saúde Pública no INS, Sofia Viegas, o laboratório da Dream irá testar cerca de 200 amostras por dia, o que vai reduzir o tempo de espera dos resultados das amostras submetidas, pois a testagem local permitirá que a província tenha resultados de forma rápida e a consequente implementação imediata das acções de controle da doença.

 

Por sua vez, a Secretária de Estado da Província de Sofala, Stella Zeca, referiu que o acto constitui uma das iniciativas do Governo de Moçambique na resposta à pandemia da Covid-19 naquela região e no país em geral.

Stella Zeca elogiou o trabalho e o esforço desenvolvido pela equipe do INS na resposta aos desafios colocados pela pandemia da Covid-19 na província de Sofala e acrescentou que enquanto o Sistema Nacional de Saúde não puder erguer um laboratório de Saúde Publica, o Laboratório da Dream é a melhor opção que existe, pois já vinha testando amostras de outros vírus, como é o caso de HIV.

O representante da Comunidade Sant’Egídio ao nível da Cidade da Beira, Nelson Moda, fez uma resenha histórica da relação entre esta organização e o Estado Moçambicano, ao referir que “desde os acordos gerais da paz em Moçambique,  o objectivo desta agremiação foi de contribuir para evitar a perda de vidas no país, por isso com a eclosão desta doença, a organização julgou ser novamente oportuno  colaborar para o combate desta doença, não só na Beira, como também ao nível do país”.

Refira-se que à semelhança de Cabo Delgado, nos próximos meses será construído um laboratório de Saúde Pública na cidade da Beira.