Segundo o balanço epidemiológico desta quarta-feira, 17 de Junho, anunciado pelo Ministério da Saúde (MISAU), treze pessoas testaram positivo pelo novo Coronavírus, perfazendo um total de 651 casos de infecção desde o início da pandemia em Moçambique.

Todos os novos casos diagnosticados são de nacionalidade moçambicana, sendo um de Cabo Delgado, oito de Nampula, três da província de Maputo e um da Cidade de Maputo.

Estes infectados saem de um lote de 751 amostras testadas nas últimas 24 horas, colhidas em acções de vigilância activa e rastreio de contactos.

Segundo a directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, os treze pacientes têm sintomatologia leve, por isso, “encontram-se em isolamento domiciliar. Neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”.

Nas últimas 24 horas, mais 9 pessoas recuperaram do novo Coronavírus, elevando o cumulativo para 169. Marlene revelou ainda que oito cidadãos estão a receber cuidados hospitalares no país, sendo que quatro estão em Nampula, três na cidade de Maputo e um em Sofala. Dos internado em Nampula, um está em estado crítico, porém com evolução estável.

Sobre a possibilidade de internamento de todos os pacientes infectados, o director nacional de Inquéritos e Observação de Sáude no Instituto Nacional de Saúde, Sérgio Chicumbe, avançou que as autoridades de saúde ainda estão a avaliar os critérios para internamento, para além de ser muito oneroso, sob ponto de vista de efectividade.

Com estes dados, o país conta, actualmente, com 651 casos positivos da COVID-19, dos quais 588 são de transmissão local e 63 importados. Até ao momento, existe um cumulativo de 11.032.498 pessoas rastreadas no país, das quais 18.676 foram submetidas a quarentena domiciliar e 2 236 pessoas continuam em seguimento.

 

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte os boletins diários COVID-19