O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou esta tarde, 25 de junho, em Conferência de Imprensa, o registo de mais 26 casos de infecção pelo novo coronavírus e um paciente recuperado da doença. Com estes dados, Mocambique conta actualmente com 788 pacientes testados positivo para a covid-19. Do número total de infectados, 718 são de transmissão local e 70 importados.

Segundo explicou a directora Nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, os 26 casos positivos ora diagnosticados fazem parte de um lote de 758 amostras testadas hoje, das quais 732 revelaram-se negativas . No mesmo contexto, a dirigente esclareceu igualmente que as amostras das últimas 24 horas, resultam da actividade de vigilância activa da suspeita e rastreio de sintomas nas Unidades Sanitárias.

Os casos positivos reportados hoje, 25 são de nacionalidade moçambicana e um malawiano. Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar e neste momento está em curso o processo de mapeamento dos seus contactos, acrescentou a dirigente.

Sofia Viegas, directora Nacional para a área de Laboratórios de Saúde Pública no Instituto Nacional de Saúde, informou que há dias, iniciou em Nampula o Inquérito Sero-epidemiológico que tem estado a ter uma boa adesão da população, pelo que neste momento está aos 70% de implementação. Deste modo, segundo a directora até ao final desta semana espera-se finalizar o processo de colheita de dados em Nampula. No mesmo contexto, deslocou-se uma equipe a província de Cabo Delgado com a missão de preparar um inquérito da mesma natureza naquela província do norte do país.

Sobre a resposta a covid-19, a Sofia Viegas disse que há mais de 12 pesquisas em curso no país, com o objectivo de avaliar as possibilidades terapêuticas desta doença, com o caso do uso de moringa, como um anti-inflamatório com potencialidades de fazer face a este mal. Contudo, alertou que estas iniciativas, por envolverem testes em seres humanos, carecem de alguns procedimentos éticos.

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte os boletins diários COVID-19