A cidade de Nampula acolheu esta quarta-feira, 01 de Julho, a divulgação dos resultados preliminares do Inquérito Sero-epidemiolológico da COVID-19 realizado entre os dias 17 e 27 de Junho.

Durante a divulgação, o Director-geral Adjunto do Instituto Nacional Saúde, Dr. Eduardo Samo Gudo, referiu que os resultados deste inquérito foram até certo ponto surpreendentes, tendo, por exemplo sido demostrado que "o vírus é heterogêneo, estando em todos os bairros da cidade e Nampula e em praticamente todas as faixas etárias, incluindo todos os grupos profissionais".

Na apresentação, Samo Gudo referiu que o Inquérito mostra que "os Vendedores dos Mercados são o grupo mais exposto ao novo Coronavírus, estando o Mercado Central com a mais alta taxa de positividade do vírus, com 21%".

Ao nível dos Profissionais de Saúde, os Técnicos de Laboratório são o grupo mais exposto com 13%, sendo os médicos menos expostos com 4%.

MINISTRO DA SAÚDE REVELA MEDIDAS JÁ EM CURSO PARA O CONTROLO DA SITUAÇÃO EM NAMPULA

Na sua intervenção após a divulgação dos resultados do Inquérito Sero-epidemiológico, Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde, referiu que já há medidas em curso com vista ao controlo do vírus na cidade de Nampula.

"Este inquérito é de extrema relevância na medida em que trouxe-nos respostas sobre o nível de exposição por grupos profissionais, por idade, sexo e geo-localização dos casos da COVID-19. Assim estão ja em curso algumas acções como:

- A intensificação das acções de re-organização de mercados ao nível da Cidade de Nampula;
- O fortalecimento das acções de higiene e saneamento na Cidade de Nampula;
- A implementação de um pacote de higiene e desinfecção direccionado aos agregados familiares com casos de COVID-19;
- A aceleração da implementação do plano de melhoria do acesso a água na Cidade de Nampula em coordenação com as autoridades competentes;
- A abertura de uma Central de Chamadas para o COVID-19 na Cidade de Nampula na primeira quinzena de Julho;
- O início no dia 02 de Julho da testagem molecular de COVID-19 no Laboratório de Saúde Pública na Cidade de Nampula;
- O lançamento da Campanha de Combate ao Estigma e Discriminação contra a COVID-19;
- O Lançamento da Estratégia Nacional de Resposta Comunitária a COVID-19".

Na ocasião, o titular da pasta da Saúde referiu que a Cidade de Pemba, em Cabo Delgado é o próximo local onde será realizado o Inquérito Sero-Epidemiológico da COVID-19, cuja previsão de início está aprazada para a próxima semana.