Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 62 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus, elevando o total para 1.219 pacientes notificados com a doença, sendo 1.119 de transmissão local e 100 importados.

Os novos casos saem de um total de 913 amostras testadas de ontem para hoje nos laboratórios nacionais do sector público e privado, sendo que maior parte foi colhida em acções de vigilância activa nas unidades sanitárias e rastreio de contactos de casos positivos.

Em termos de distribuição dos casos reportados hoje, segundo explicou a directora nacional de Saúde Pública no Ministério da Saúde, Dra. Rosa Marlene, 21 estão na cidade de Maputo, 24 na província do mesmo nome, três em Gaza, um na Zambézia e 12 em Cabo Delgado.

“Os casos reportados hoje, seguido o protocolo da Organização Mundial da Saúde, estão em isolamento domiciliar e decorre o mapeamento dos possíveis contactos”, explicou a responsável, indicando que em termos de nacionalidade, 59 são moçambicanas e dois estrangeiros, sendo um ruandês e um sul-africano.

 

Nas últimas 24 horas foram registados mais cinco pessoas recuperadas desta pandemia, sendo três no Niassa, um em Cabo Delgado e outro em Nampula. Com estes casos, o cumulativo de pessoas diagnosticados positivos e já livres da doença passa a 369.

Sobre doentes internados, o MISAU indica que mantém-se os cinco referidos nos dias anteriores. Igualmente está estagnado o total de nove óbitos pela doença.

O MISAU reitera a necessidade da continua observância das medidas de prevenção, nomeadamente o uso da máscara em locais com aglomerado de pessoas, distanciamento social, lavagem frequente das mãos, entre outras.

 

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte os boletins diários COVID-19