O país notificou, de ontem para hoje, mais 62 casos de infecção pelo novo Coronavírus, elevando o cumulativo para 1.330 pessoas diagnosticadas com a doença desde o seu início, sendo 1.195 de transmissão comunitária e 1 35 importados.

   

Segundo o comunicado de actualização de dados emitido esta quarta-feira, 15.07, pelo Ministério da Saúde, do total dos indivíduos notificados com a doença,  60 são de nacionalidade moçambicana e dois indianos, e foram extraídos de um lote de 806 amostras suspeitas e testadas nos laboratórios nacionais do sector público e privado.

“Os mesmos provêm da vigilância activa nas unidades sanitárias, vigilância activa e do rastreio de contactos de casos positivos”, refere o MISAU.

Em termos de distribuição dos novos casos, a autoridade sanitária indica que onze são da província de Cabo Delgado, cinco de Nampula, quatro de Tete e dois de Sofala.

As províncias de Inhambane e Gaza tem três e dois casos respectivamente, enquanto Maputo notificou 30. Outros quatro são da cidade de Maputo.

 

Do total dos 62 indivíduos diagnosticados com a doença, 45 são do sexo masculino e o remanescente são mulheres. Em termos de idades, o MISAU indica que 14 tem menos de 25 anos, 31 com idades compreendida entre 25 e 45 anos, e 16 com mais de 45 anos.

“Os casos reportados hoje encontram-se em isolamento domiciliar e neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”, explica, indicando que mantém-se os sete indivíduos internados nos centros de isolamento e nove mortes devido a doença.

Sobre os recuperados, o comunicado do MISAU indica que mais duas pessoas livraram-se da doença, sendo um na província de Cabo Delgado e outro em Sofala. Com estes casos, o país conta com 375 pacientes totalmente recuperados.

“Trata-se de indivíduos de nacionalidade moçambicana, que cumpriram com isolamento domiciliar durante o período da doença”, refere o documento.

As autoridades sanitárias salientam que para o controlo da propagação da Covid-19 se deve obedecer, como princípio básico, o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção, nomeadamente o uso da máscara, sempre que sair de casa, como uma medida de protecção adicional ao distanciamento social, a higiene das mãos e etiqueta da tosse.

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte os boletins diários COVID-19