Moçambique registou esta terça-feira, 28.07, mais 19 casos de infecção pelo novo coronavírus, elevando o cumulativo para 1720 pessoas diagnósticadas a doença desde o início da pandemia.

Segundo o comunicado de actualização de dados da Covid-19, emitido pelo Ministério da Saúde, os novos infectados saem de um conjunto de 616 amostras testadas nos laboratórios nacionais do sector público e privado e resultam da acção de vigilância activa nas unidades sanitárias e rastreio de contactos de casos positivos.

Todos os novos doentes são de nacionalidade moçambicana e dois estão localizados em Cabo Delgado, três em Sofala, sete na província de Maputo e igual número na cidade do mesmo nome.

Seguindo o protocolo da Organização Mundial da Saúde, todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar e segue, neste momento, o rastreio dos respectivos contactos.

 

Por outro o MISAU anunciou o registo de mais seis doentes recuperados da doença, sendo três na cidade de Maputo e outros três em Gaza, Tete e Cabo Delgado.

Com estes casos, o total de doentes lívres da doença subiu para 602 no país.

Sobre os internados, a autoridade sanitária mantém os dez anunciados ontem, sendo que sete estão na capital do país e outros três em Inhambane, Tete e Nampula.

“Todos estes pacientes padecem de doenças crónicas graves associadas à Covid-19”, referiu.


De forma geral, o país conta actualmente com 1720 casos positivos da Covid-19, sendo 1558 de transmissão local e 162 importados. Daquele total, 602 estão livres da doença, onze morreram devido a pandemia e dois por outras causas.