Os dados constam do Comunicado  de Actualização Diária de Dados sobre a Covid-19 em Moçambique, África e no resto do mundo, partilhado esta tarde pelo Ministério da Saúde (MISAU).

Nas últimas 24h, foram testados no país 1261 casos suspeitos de contaminação com o novo Coronavirus.

Dos novos casos suspeitos testados, 1.218 foram negativos e 43 positivos para a Covid-19.

Todos os 43 casos novos são de transmissão local, sendo quarenta (40) em indivíduos de nacionalidade moçambicana, dois (2) zimbabweanos e um (1) nigeriano.

Destes, vinte e cinco (25) resultam da vigilância nas unidades sanitárias, doze (12) resultam de vigilância activa e seis (6) resultam do rastreio de contactos de casos positivos.

 

Deste modo, o País tem cumulativamente 1.907 casos positivos registados, dos quais 1.732 de transmissão local e 175 casos importados.

Neste momento, 3.542 pessoas observam ainda a quarentena domiciliar e 4.140 contactos de casos positivos estão em seguimento.

O MISAU reporta também que nas últimas 24h, foram registadas 124 altas de indivíduos que tendo estado em contacto com um caso positivo, foram submetidos à quarentana domiciliar.

Findo o período de 14 dias de quarentena constatou-se que não haviam sido infectados pela Covid-19.

Os casos hoje reportados encontram-se em isolamento domiciliar, decorrendo neste momento o processo de mapeamento dos seus contactos.

No que tange aos internados: Moçambique conta com um cumulativo de 46 indivíduos internados devido à Covid-19. Nove (9) estão sob cuidados médicos nos centros de isolamento e todos padecem de patologias crónicas diversas, associadas à Covid-19 .

Todos os indivíduos internados cursam uma evolução clínica satisfatória.

O MISAU anunciou também o registo de mais quatro (4) casos totalmente recuperados da Covid-19, todos eles cidadãos de nacionalidade
Moçambicana e, um (1) óbito (paciente infectado pelo novo coronavírus, na Cidade de Maputo).

Trata-se de um adolescente de 12 anos de idade, do sexo masculino, admitido no Hospital Central de Maputo no dia 20/07/2020, com quadro de complicação de
doença crónica.

Porque o seu quadro clínico demandava cuidados especiais, foi internado no isolamento da enfermaria de Pediatria. A amostra para a realização do teste para o
novo Coronavírus foi colhida no dia da admissão e o resultado positivo saiu no dia 25/07/2020, tendo sido transferido para o Centro de Tratamento de Pacientes com Covid-19, no Hospital Geral da Polana Caniço, no dia 27/07/2020.

Durante o internamento, a sua evolução não foi satisfatória.

O óbito ocorreu na manhã de hoje, dia 01/08/2020.

Moçambique passa deste modo a contar com doze (12) óbitos devido à Covid-19 e dois (2) óbitos por outras causas.

Mais informação consulte os boletins diários COVID-19