O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou esta terça-feira, 01 de Agosto, a notificação de mais 123 casos de infecção pelo novo coronavírus, totalizando um cumulativo de 4.039 pessoas detectadas com o vírus desde o início da pandemia. Do novo cumulativo, 3.773 casos são de transmissão local e 266 importados.

Segundo o comunicado de imprensa de actualização de dados da COVID-19, difundido esta tarde pelo MISAU, 49 dos novos casos são da Cidade de Maputo, 15 da província de Maputo e igual número está em Manica. A província de Niassa tem 29 casos, enquanto Nampula e Tete registaram seis cada. Cabo Delgado notificou três, Gaza dois e um de Inhambane.

Todos estes doentes saem de um grupo de 2046 amostras testadas nos laboratórios nacionais do sector público e privado e resultam da acção de vigilância activa nas unidades sanitárias e rastreio de contactos de casos positivos.

O MISAU anunciou ainda o registo de 113 pessoas totalmente recuperadas da COVID-19, contabilizando 2.283 o total de indivíduos livres da COVID-19, o que representa 56.5 por cento do total dos casos registados no país.

 

Do total dos indivíduos que se livraram da doença, “72 são da Cidade de Maputo, 20 da província do mesmo nome, sete de Sofala e Cabo Delgado, seis em Tete e um encontra-se na Zambézia”.

Sobre os pacientes sob cuidados hospitalares, o país tem quinze indivíduos internados nos centros de isolamento devido aos efeitos da COVID-19.

“Catorze encontram-se na Cidade de Maputo e um em Sofala” e padecem de patologias crónicas diversas associadas à COVID-19.

Refira-se que Moçambique tem um cumulativo de 2.002.258 pessoas rastreadas para a COVID-19 nos diferentes pontos de entrada. Destas, 34.257 foram submetidas à quarentena domiciliar. Neste momento, 4.838 pessoas observam a quarentena domiciliar.