Sob o lema “Durante a Pandemia da COVID-19, protege a sua Família da Malária, colabore com as equipes da PIDOM”, foi lançada esta quinta-feira, 1 de Outubro, no distrito do Bilene, província de Gaza, a Campanha de Pulverização Intra Domiciliária denominada PIDOM, referente ao ciclo 2020/2021.

O lançamento da campanha que tem como objectivo controlar o mosquito vector da malária, foi feito por Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde, para quem, no final de mais uma campanha, "será importante que não se registe o aumento de casos de malária” nos distritos beneficiários.

O PIDOM 2020/21 vai decorrer em 31 distritos das províncias de Nampula, Zambézia, Inhambane Gaza e Maputo Província, devendo prevenir da malária, pouco mais de 6.327.319 pessoas.

Estrategicamente, a presente Campanha de Pulverização Intra Domiciliar acontece antes da época chuvosa, e tal, segundo o Ministro da Saúde se justifica pelo facto de a reprodução dos mosquitos aumentar e ocorrer rapidamente, logo após o período das chuvas.

Armindo Tiago disse na ocasião do lançamento do PIDOM, ser tarefa de todos comparticipar nas acções de prevenção da malária, tendo, não só assegurado que os insecticidas a serem usados não são nocivos aos humanos, mas também, apelado para que os residentes das regiões abrangidas recebam as equipas que vão realizar a pulverização.

Ao todo, a Campanha de Pulverização Intra Domiciliar vai envolver cerca de 6.000 roceadores.

A cerimónia de lançamento do PIDOM 2020/21 foi testemunhada por quadros e parceiros do sector da Saúde, autoridades a diversos niveis da Província de Gaza e comunidade.

MISAU - DCI