MINISTÉRIO DA SAÚDE

Gabinete do Ministro

COMUNICADO DE IMPRENSA

No dia 13 de Outubro tornei público o meu resultado positivo de COVID-19, após me ter sido colhida a amostra no dia 12.

No seguimento do estabelecido pelas autoridades de saúde - e uma vez que não apresentava sintomas - permaneci em isolamento domiciliar. De acordo com as últimas recomendações da OMS, ao décimo dia eu poderia ter terminado o isolamento. Preferi cumprir o tempo integral da quarentena e só sair do isolamento após um teste negativo de COVID-19.

Não cheguei nunca a apresentar sintomas e no dia 25 de Outubro o meu teste foi negativo. Tive a sorte que muitos compatriotas não tiverão. Muitos ficaram internados e outros não puderam sobreviver.

"Nos últimos dias, o Sector da Saúde, perdeu um dos seus mais notavéis. Nesse nosso companheiro, o Dr. António Guilherme Mujovo, fazemos vênia a todos os profissionais da saúde que estão na linha da frente nesta nobre batalha."

A caminhada rumo ao teste negativo só foi possível graças à solidariedade e ao apoio incondicional de todos. Recebi apoio da família, do Estado, do Governo, da academia, de líderes religiosos e de partidos políticos. Recebi apoio da sociedade civil e de humildes cidadãos conhecidos e anónimos.

Curvo-me ante todas estas manifestações de carinho e solidariedade. (Leia o comunicado na integra em anexo).

Maputo, aos 26 de Outubro de 2020

O Ministro da Saúde

 Armindo Daniel Tiago

 O Nosso Maior Valor é a Vida