A doação foi feita esta Quinta-feira, 25 de Março e consiste em mais de 20 mil máscaras N95, 60 mil luvas de látex, 900 vestes de protecção individual para os profissionais de saúde, termômetros, óculos de proteção e demais itens relacionados.

Estes materiais e equipamentos foram recebidos pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, para quem os mesmos irão viabilizar uma necessidade concreta do nosso país, e mais precisamente do sector da saúde, na melhoria da assistência aos pacientes com COVID-19.

Armindo Tiago aproveitou a ocasião para lembrar que a doação do Brasil acontece numa altura em que Moçambique já iniciou a administração da vacina contra a Covid-19, mas que nem por isso se deve baixar a guarda em relação às medidas de prevenção e à criação de condições hospitalares.

 

É daí que para o dirigente, esta doação reveste-se de extrema importância para o Sistema Nacional de Saúde.
Em representação do Brasil, na cerimónia, esteve o Embaixador daquele país em Moçambique, Carlos Alfonso Iglesias Puente, que disse na ocasião, que é com satisfação, e tendo em conta o contexto de irmandade entre os dois países, que foi feita doação dos materiais e equipamentos médicos.

Antonella D’Aprile, Directora Nacional do Programa Mundial para a Alimentação (PMA), organização que cuidou do procurement e transporte dos materiais médicos e equipamentos de protecção individual, por seu turno, disse sentir-se honrada pelo facto de a organização ser o veículo através do qual chega ao nosso país esta doação.

A representante da organização humanitária no país, usou do momento para anunciar o reforço da parceria com o MISAU, manifestando-se ainda confiante que a contribuição faça a diferença no apoio ao plano nacional de prevenção e combate à pandemia de COVID-19 em Moçambique.
A cerimónia de doação dos materiais médicos e de protecção individual realizou-se no edifício-sede do Ministério da Saúde.


MISAU-DCI