A inauguração, na manhã desta Quinta-feira, no recinto do Hospital Central de Maputo, de um mural com rostos de alguns profissionais da saúde em representação de todos os colaboradores do sector que têm estado na linha da frente do combate à Covid-19 marcou as celebrações do Dia de Mundial de Saúde assinalado na última Quarta-feira, 07 de Abril.

Dr. Zacarias Zindoga, Secretário Permanente do Ministério da Saúde (MISAU), que procedeu a inauguração do mural em representação do Ministro da Saúde, Prof. Doutor Armindo Tiago, referiu que o acto é carregado de grande significado, pois nele está o reconhecimento da sociedade em relação ao abnegado trabalho que tem sido levado a cabo pelos profissionais de saúde à diversos níveis para salvar vidas.
 
Zindoga destacou o actual momento da Covid-19 como o que nos últimos anos colocou à prova a missão de um profissional de saúde. “Nesta pandemia não são poucas as vezes que os profissionais colocaram em risco as suas próprias vidas em defesa dos seus pacientes”, referiu Zindoga que classificou a homenagem de justa e oportuna, tendo na ocasião felicitado a Associação Reciclagem e Serviços que apoiou o sector na materialização deste objectivo.
 
Fora de assegurar o normal funcionamento das unidades sanitárias para atender as enfermidades que já eram comuns no país, o Secretário Permanente referiu - se as outras acções desenvolvidas pelo Governo, através do sector da Saúde, para que a Covid-19 não tivesse efeitos catastróficos no país.
 
A título de exemplo, indicou a transformação do Hospital Geral da Polana Caniço, em Hospital dedicado à Covid-19, a enfermaria de oftalmologia do Hospital Central de Maputo em centro de isolamento de COVID-19, a criação de capacidade de internamento em quase todos os hospitais gerais da área metropolitana do grande Maputo, bem como em todas as províncias do país, entre outras acções que têm estado a permitir o controlo da situação no país.
 
Zindoga terminou referindo que a Covid-19 continua no país, tendo apelado a todos para apoiarem o processo de vacinação em curso no país, entre outras medidas de prevenção já conhecidas.
 
A cerimónia de inauguração do mural de homenagem aos profissionais de saúde contou com as presenças do Director do Hospital Central de Maputo, Mouzinho Saíde, do Representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tomáz Valdez, da Vereadora de Saúde e Acção Social no Conselho Municipal de Maputo, Alice Pedro Magaia Abreu, do Director-Geral da Reciclagem e Serviços (empresa responsável pela construção e pintura do mural), Rui Silva, profissionais de saúde e demais individualidades.