Dezoito dias depois do anúncio do primeiro caso de contaminação com o Coronavírus (COVID-19), o país registou hoje, 08 de Abril, um cumulativo de 17 casos.

O número foi revelado pela Directora Nacional de Saúde Pública, Dra. Rosa Marlene, durante a Conferência de Impressa Diária de Actualização sobre a COVID-19, havida esta tarde.

De acordo com Rosa Marlene, o Instituto Nacional de Saúde (INS), testou até hoje, 08 de Abril de 2020, 467 casos suspeitos, dos quais 43 nas últimas 24 horas.

Dos novos casos testados, 36 revelaram-se negativos e 7 positivos para o Coronavírus.

Em relação aos novos 7 casos positivos, um registou-se na cidade de Maputo, tratando-se de um caso importando de Portugal.

Os outros 6 casos positivos resultam da investigação em curso em Afungi, Cabo Delgado.

O país conta, no total, com 17 casos positivos, sendo 9 de transmissão local e 8 importados.

O Director Geral do Instituto Nacional de Saúde, Ilesh Jani, fez saber que a investigação realizada pelas equipas do INS, em Cabo Delgado permitiu o mapeamento de 66 contactos dos quais 64 do meio profissional e 2 do meio familiar.

 

Todos os contactos mapeados estão em quarentena, sendo 35 no acampamento em Afungi, Cabo Delago, 17 fora do acampamento, nomeadamente nas cidades de Maputo, Nampula e Pemba e, 14 encontram-se fora do país, concretamente na África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos da América.

Relativamente aos contactos que se encontram no estrangeiro, estamos em articulação com a OMS para os devidos procedimentos.

Ainda hoje, o INS vai receber mais 11 amostras que serão objecto de testagem e até amanhã poderemos conhecer os respectivos resultados, referiu o Director Geral do INS, tendo acrescentado que perante este quadro situacional, o Ministério da Saúde estabeleceu um conjunto de medidas, nomeadamente:

• A continuação do rastreio de contactos dos novos casos positivos;

• Realização da testagem de toda a cadeia de contactos de casos positivos e;

• A submissão dos 3 acampamentos ao regime de quarentena obrigatória por um período inicial de 14 dias.

Ilesh Jani revelou que o trabalho até aqui realizado contou com o envolvimento activo das equipas de várias direções provinciais de saúde e a importante colaboração da TOTAL em todo o trabalho de investigação e implementação das medidas de controlo em curso.

Jani renovou o apelo para a manutenção da calma e serenidade de todos, sublinhando a necessidade de cumprimento das medidas de prevenção.

A Conferência de Imprensa desta Quarta-feira, contou com a participação do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, que trouxe informação sobre as acções em curso em todos os distritos municipais para fazer face à COVID-19.

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte a secção sobre COVID-19