Foi lançado, nesta Quinta-feira, 07 de Dezembro, em Maputo, o Manual de Pacote de Prevenção e Resposta à Violência Baseada no Género em Situação de Emergência no País.
O lançamento do Manual integra-se nas actividades levadas a cabo no âmbito dos 16 Dias de Activismo para o Fim da Violência Praticada contra as Mulheres e Raparigas sob lema *"Vamos todos Prevenir a Violência contra Mulheres e Raparigas"*.
Trata-se de um documento que tem como objectivo orientar os profissionais de saúde e actores comunitários e humanitários para que de forma coordenada possam oferecer cuidados adequados a todas as sobreviventes de Violência Baseada no Gênero (VBG) em contexto de emergência.
Na sua intervenção, a Directora Nacional de Assistência Médica referiu que as calamidades naturais, o terrorismo e a pandemia da COVID-19 que o país tem sofrido afectam a vida fas famílias e das comunidades.
"Nestas situações, as mulheres, crianças e outros grupos vulneráveis enfrentam um risco agravado, particularmente da Violência Baseada no Género, como o abuso e exploração sexual, uniões prematuras , exclusão social, entre outras formas de violência", disse Luísa Panguene.
"Esses actos, nalgum momento, resultam em gravidezes não desejadas, ITS, HIV, problemas de saúde sexual e reprodutiva , problemas psicológicos, traumas e estigmatização social", referiu a Directora Nacional.
Panguene revelou ainda que o contexto de emergência tem mostrado uma tendência de agravamento de um conjunto de violências, principalmente contra mulheres e raparigas.
Testemunharam o evento quadros do sector, representantes dos parceiros de cooperação, entre outros convidados.
MISAU-DCI