O Ministério da Saúde (MISAU), apresentou esta tarde os dados actuais em torno do Coronavírus, no país, em África e a nível global.

A nível nacional, de acordo com a Directora Nacional de Saúde Pública, Dra. Rosa Marlene, até hoje, 10 de Abril de 2020, foram testados 537 casos suspeitos, dos quais 54 nas últimas 24 horas. Dos novos casos testados 51 revelaram-se negativos e 3, positivos para o Coronavírus, o que perfaz, um cumulativo de 20 casos positivos, sendo 12 de transmissão local e 8 importados.

Há, no entanto, o registo de mais um caso recuperado, passando o país a ter um total de 2 recuperados.

No passado dia 2 de Abril de 2020, o MISAU anunciou em Conferência de Imprensa o registo de um caso diagnosticado positivo para o novo Coronavírus em Afungi, na província de Cabo Delgado e a 8 de Abril apresentou os resultados da investigação sobre os contactos do primeiro caso positivo diagnosticado naquela província.

A investigação que o Instituto Nacional de Saúde (INS) está a realizar, permitiu a identificação de 66 contactos dos quais 52 encontram-se em Moçambique, sendo 35 em Afungi, na província de Cabo Delgado e 17 fora do acampamento, tendo, na última Quarta-feira, 08, anunciado os resultados da testagem de 41 contactos.

O trabalho prosseguiu buscando a testagem dos restantes 11 contactos, sendo 5 no acampamento da Empresa Total e 6 na cidade de Pemba.

Da testagem, segundo o Director Geral do INS, Dr. Ilesh Jani, resultou em 8 negativos e 3 positivos. 

“ Dos casos positivos registados, 2 são contactos em Pemba e 1 contacto em Afungi. Os indíviduos diagnosticados positivos apresentam sintomatologia ligeira e, por isso, estão em isolamento domicilar. É importante referir que as nossas equipas de investigação epidemiológica estão neste momento a realizar o rastreio dos contactos destes novos casos positivos ”, referiu.

No contexto desta investigação estão em seguimento 145 contactos.

“ Devo referir que na manhã de hoje, 2 equipas do MISAU e do INS deslocaram-se a Cabo Delgado, sendo uma para Afungi e outra para a cidade de Pemba para a continuidade da investigação em conjunto com as autoridades provinciais ”.

O MISAU renova o apelo para observância das medidas de prevenção da COVID-19, sublinhando a importância do distanciamento social e do uso das máscaras em transportes públicos e em lugares de aglomeração de pessoas. Igualmente, recordamos a necessidade da lavagem frequente das mãos com água e sabão.

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte a secção sobre COVID-19