No âmbito das acções de sensibilização contra a compra e venda ilegal de medicamentos, e necessidade de maior inspecção às acções de venda de medicamentos em locais informais, como mercados, Sua Excelência Ministra da Saúde, Dra. Nazira Abdula, procedeu esta sexta-feira, dia 09 de Dezembro, em Maputo, ao Lançamento da Campanha Nacional Contra a Venda Ilegal de Medicamentos.

 

O principal objectivo da campanha é sensibilizar a população para boas práticas no que diz respeito à saúde e necessidade de aquisição de medicamentos em locais apropriados, centros de saúde e farmácias credenciadas.

A cerimónia decorreu na Praça dos Combatentes (Mercado Xiquelene), e contou com a presença de Profissionais da Saúde, Parceiros de Cooperação e público presente no recinto. E para abrilhantar o evento, foram apresentadas actividades culturais com participações dos humoristas Búfalo, Wantsongo e o músico Mabermuda, concursos e dança.

No âmbito desta campanha serão feitos roadshows, numa primeira fase nas províncias de Sofala, Manica, Zambézia e Nampula, com mensagens de sensibilização e consciencialização sobre os efeitos e perigos à Saúde pelo consumo e venda de medicamentos fora das unidades sanitárias e farmácias credenciadas.