O Governo da República da Coreia, ofereceu esta Segunda-feira, 04 de Maio, a Moçambique, um total de 2.500 kits para detectar a presença do novo Coronavírus, através de exames de diagnóstico em pacientes com sintomatologia da doença.
A doação foi entregue ao Ministro da Saúde, Armindo Daniel Tiago, pelo Embaixador daquele país asiático, em Maputo, Sung-jun YEO, em cerimónia havida no Ministério da Saúde (MISAU).

Os meios de diagnóstico são destinados ao Instituto Nacional de Saúde (INS), instituição tutelada pelo MISAU, que está a liderar o processo de testagem da COVID-19, em Moçambique.
" É com enorme prazer que recebemos o Digníssimo Sr. Embaixador da República da Coreia, Dr. Sung-jun YEO. A República da Coreia é um país amigo de Moçambique, desde o tempo da Luta Armada de Libertação Nacional. Desde aquele período até os dias de hoje tem sido um parceiro fiel de Moçambique em diversos momentos e domínios ", iniciou a sua alocução, o Ministro da Saúde.

Tiago enalteceu o facto de apesar de a Coreia também estar a ser assolada pela pandemia, o Governo e o povo coreanos, ainda assim terem achado bem apoiar o povo irmão de Moçambique e mais particularmente ao INS a ter uma maior capacidade de testagem.

Sung-jun YEO, embaixador da República da Coreia, disse, na sua intervenção que o povo coreano não podia se alhear à situação do povo irmão de Moçambique.
" Como país irmão, temos o dever moral de apoiar Moçambique e seu povo, um país com o qual mantemos muito boas relações desde o tempo colonial ", disse o diplomata para depois acrescentar que o seu país está disponível a fazer chegar a Moçambique, assim que se exigir, mais 3 mil kits de testagem.

Com uma capacidade de testagem de 600 casos por dia, o INS tem disponível, actualmente, pouco mais de 20 mil kits de testagem para fazer face à pandemia da COVID-19.