O país conta com um cumulativo de 24 pessoas recuperadas da Covid-19, depois de mais três indivíduos terem sido confirmados como curados da infecção provocada pelo novo coronavírus pelo Ministério da Saúde.

Entretanto, Moçambique mantém o cumulativo de 81 casos positivos, sendo que com os 24 recuperados, possui 57 pessoas com o vírus activo no organismo.

As três pessoas recuperadas, segundo a directora nacional de Saúde Pública no MISAU, Rosa Marlene, são referentes aos casos 11 e 12 da Cidade de Maputo e 39 da província de Cabo Delgado.

“Todos os três doentes estavam em isolamento domiciliar, e não tinham sintomas”, explicou.

Falando na tarde desta quinta-feira, na habitual conferência de imprensa de actualização de dados desta pandemia no país, a responsável disse que nas últimas 24 horas o laboratório de referência do Instituto Nacional de Saúde testou 147 amostras suspeitas de infecção pelo novo coronavírus, sendo que todas revelaram-se negativas.

Em termos de proveniência das amostras, a fonte referiu que 5 são da província do Niassa, 64 de Cabo Delgado, 12 de Manica, 6 de Sofala, 20 da Província de Maputo e 40 da Cidade de Maputo.

Ao todo, até ao momento, já foram testados em todo o país 3.188 indivíduos suspeitos de estarem infectados pelo vírus.

De acordo com Rosa Marlene, “as amostras de Cabo Delgado estão relacionadas com a investigação em curso em Afungi e da vigilância activa em curso nas unidades sanitárias”.

Deste modo, o país continua com 81 casos positivos registados, sendo 72 de transmissão local e nove importados.

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte a secção sobre COVID-19