Moçambique registou nas últimas 24 horas mais três casos de indivíduos recuperados da COVID-19, perfazendo 27 o número de pessoas totalmente curadas da doença. Dos três recuperados, dois são da cidade e 1 da província de Maputo.

Segundo explicou a directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, durante a conferência de imprensa de actualização de casos da COVID-19, do total dos 27 casos recuperados, 13 são da cidade de Maputo, 9 de Cabo Delgado e 5 da província de Maputo.

Os três casos recuperados do novo coronavírus surgem numa altura em que foi registado mais um novo caso de infecção por este vírus, subindo para 82 o número de pessoas infectadas. Deste número, 73 são de transmissão local e 9 importados.

Este último caso positivo está relacionado com a investigação em curso em Afungi, distrito de Palma, província de Cabo Delgado, local que alberga a maior parte dos infectados pela pandemia.

Aliás, neste momento, Cabo Delgado conta com um cumulativo de 59 doentes, seguida da cidade de Maputo com 18 e a província de Maputo com apenas 5.

A fonte explicou que desde a declaração da doença como pandemia, o laboratório de referência do Instituto Nacional de Saúde (INS) já testou 3.356 casos suspeitos, sendo 158 nas últimas 24 horas.

Refira-se que do trabalho de investigação em curso em Afungi foram colhidas amostras de cerca de 800 trabalhadores, sendo que destes faltam ser submetidas à testagem 174 amostras, cujos resultados poderão ser divulgados nas próximas 48 horas.

No total, as autoridades da saúde já rastrearam mais de 600 mil cidadãos, sendo que 12.827  foram submetidos à quarentena domiciliar, dos quais 1364 encontram-se em seguimento.

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte a secção sobre COVID-19