Moçambique notificou nas últimas 24 horas mais três casos de infecção pelo novo coronavírus, subindo para 107 o total de pessoas com a doença, segundo dados apresentados esta tarde pelo Ministério da Saúde, na habitual conferência de imprensa de actualização de dados sobre a Covid-19.

De acordo com a directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, os três casos detectados são cidadãos nacionais, sendo que dois foram notificados na cidade de Maputo e um na província do mesmo nome. Um apresenta sintomatologia leve e outros dois não têm sintomas, e todos cumprem isolamento domiciliar com acompanhamento das autoridades da saúde.

A responsável indicou que dois dos novos casos fazem parte do grupo de moçambicanos repatriados da vizinha República da África Sul, sendo que um se encontra na cidade de Maputo e outro deslocou-se à cidade de Xai-xai.

Até ao momento, foram testados no laboratório de referência do Instituto Nacional de Saúde (INS) 4740 casos suspeitos, dos quais 359 nas últimas 24 horas, sendo 16 de Tete, 13 de Sofala, 223 da província de Maputo e 107 da capital do país. 

Até ao momento, o país tem um cumulativo de 656.900 passageiros rastreados. Destes, 13.609 foram submetidos a quarentena domiciliar, sendo que 1.700 estão em seguimento.

Refira-se que do total dos 107 casos positivos que o país contabiliza, 95 são de transmissão local e 12 importados.

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte a secção sobre COVID-19