Sua Excelência Vice-Ministro da Saúde, Dr. Mouzinho Saíde, dirigiu esta quarta-feira, 14 de Dezembro, em Maputo, a Cerimónia de entrega de diplomas e troca de equipas Médicas Chinesas.

Com base no Protocolo assinado a 27 de Fevereiro de 2014, esteve em trabalho no País, no período 2014-2016, uma equipa médica chinesa composta por dez (10) médicos, nas especialidades de Ortopedia, Cirurgia Geral, Anestesia, Acupunctura, um (01) cozinheiro e um (01) intérprete, afectos ao Hospital Central de Maputo e Hospital Geral de Mavalane.

A equipa médica terminou o seu período de contratação no passado mês de Novembro de 2016, pelo que, deverá ser substituída por uma nova equipa, constituída igualmente por dez (10) médicos das mesmas especialidades, contratados para o biénio 2016-2018.

A cooperação no domínio da Saúde entre a República de Moçambique e a República Popular da China rege-se através de Acordos e Protocolos de Cooperação assinados entre os dois Países, resultantes das Sessões de Comissões Mistas de Cooperação que periódica e alternadamente reúnem nas suas capitais.

Desde os primórdios da independência de Moçambique, o Ministério da Saúde conta com a colaboração deste Parceiro, através do envio de equipas médicas, na base de Protocolos bianuais que regulam a contratação de médicos especialistas chineses. Nesta colaboração, a equipa médica chinesa tem a tarefa de prestar assistência especializada às populações, bem como participar na formação de especialistas moçambicanos, em estreita colaboração com outros técnicos nos locais de colocação.

A realização da Cerimónia de Entrega de Diplomas e Realização do Acto de Troca de Equipas Médicas constitui uma prática reiterada do MISAU, sempre que uma missão da equipe médica chega ao fim do contracto. Nesta cerimónia, o MISAU faz a entrega de Diplomas de reconhecimento pelo trabalho abnegado exercido por estes profissionais, no âmbito da parceria bilateral entre os dois povos.