Trata-se de um documento que, entre vários objectivos, promove a gestão eficaz e o suporte psicossocial das pessoas vivendo com HIV e os seus familiares afectados e, procura garantir que todas as Unidades Sanitárias com serviços de tratamento antiretroviral (TARV) tenham disponíveis os serviços de apoio psicossocial.

A directriz foi lançada esta Sexta-feira, 23 de Abril de 2021, em Maputo, numa cerimónia dirigida pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago.

Na ocasião, Armindo Tiago destacou a importância e o contributo do documento para o controlo da doença referindo que, independentemente da doença (seja HIV/SIDA, Covid-19 ou outra) e do interveniente (paciente ou profissional de saúde), o apoio psicossocial é fundamental. 

Falando em concreto dos pacientes que vivem com HIV/SIDA, Armindo Tiago afirmou que estes, tendo apoio psicossocial e aconselhamento periódico, podem facilmente aderir aos cuidados de saúde e serviços relacionados com a doença, ao tratamento e, também a superar dificuldades ou barreiras psicológicas e sociais nas suas vidas.

O dirigente afirmou ainda que os desafios decorrentes dos factores psicossociais, responsáveis por afectar a retenção e a adesão permanente dos pacientes em tratamento antiretroviral (TARV), desperta para a necessidade de inclusão de estratégias de apoio a estes doentes, de modo a que se adaptem a uma nova forma de viver a partir do momento em que têm o diagnóstico positivo do HIV e se reconheçam como agentes principais da sua própria saúde.

Ainda na sua intervenção, o ministro da saúde, sustentando-se de dados de Dezembro de 2020 sobre o HIV/SIDA, referiu que Moçambique continua a ser um dos países com maior taxa de prevalência na África Austral. Para Tiago, este cenário deve chamar atenção de todos, pois mostra que há uma necessidade imperiosa de continuar a trabalhar para que as pessoas vivendo com HIV sejam diagnosticadas, iniciem e mantenham-se em tratamento, de modo a que epidemia seja controlada.

A segunda edição da “Directriz de Apoio Psicossocial nos Cuidados e Tratamento do HIV”, lançada pelo Ministério da Saúde, foi apresentada ao público pela Chefe do Programa Nacional de Combate ao (ITS) HIV SIDA, Aleny Couto, numa cerimónia que contou com as presenças do representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Moçambique, Joaquim Sanweca, da representante do PEPFAR, da sociedade civil, quadros do MISAU e demais individualidades que compactuaram com a importância e o contributo do documento para o controlo da doença.

Documento disponível em MISAU PNC ITS HIV/SIDA: Directrizes Nacionais

MISAU-DCI