O anúncio foi feito esta segunda-feira, 26 de abril, em Maputo, pela Associação para o Fundo da Malária, durante a I Conferência Nacional de Doadores para a Luta Contra a Malária em Moçambique, evento que esteve associado ao Dia Mundial de Luta contra a Malária, assinalado no último domingo, 25.

O valor resulta de doações feitas por entidades empresarias que operam no país, que acederem aos apelos da Associação para o Fundo da Malária, criada para mobilizar recursos para apoiar o governo, através do sector da saúde, no combate a esta doença.

Discursando na ocasião, o Primeiro-Ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, que dirigiu a cerimónia alusiva ao 25 de abril, enalteceu a iniciativa que culminou com a arrecadação do montante anunciado, tendo apelado para que mais contribuições sejam feitas, de modo que o país possa continuar a desencadear acções que visem a eradicação da malária, que continua a ser um problema de saúde pública e, a representar uma das principais causas de mortes em Moçambique.

O governante apontou algumas medidas de prevenção da malária, com destaque para a massificação do uso das redes mosquiteiras no seio das comunidades e o saneamento do meio.

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, por seu turno, disse que a celebração, este ano, do Dia Mundial de Luta contra a Malária, que tem como lema “Zero Malária- Estabeleça o Limite na Luta contra a Malária”, remete ao sector que dirige, a responsabilidade de estabelecer um limite, um prazo na luta contra a malaria, observando que o limite do MISAU é reduzir gradualmente a transmissão, reduzir o número de casos e óbitos resultantes desta doença no país.

 

Relativamente ao montante anunciado pela Associação para o Fundo da Malária, Armindo Tiago disse que o mesmo vai ajudar a suprir as necessidades do sector nas acções de prevenção e tratamento de casos da doença.

As acções de luta contra a Malária, em Moçambique, são realizadas pelo Programa Nacional de Malária, do MISAU.

A associação para o Fundo da Malária é uma organização da Sociedade Civil recém constituída que tem como principal objectivo ajudar o governo na mobilização de recursos para suprir o défice que se verifica no orçamento para o combate a doença.

MISAU-DCI