O país acolhe, a partir de amanhã, 30 de Abril, até Novembro do corrente ano, o Inquérito Nacional sobre o Impacto do HIV e SIDA em Moçambique (INSIDA).


O INSIDA é um inquérito de base comunitária, cujo objectivo principal é avaliar o impacto dos serviços de prevenção, cuidados e tratamento. Este inquérito irá abranger 11,058 agregados familiares, de onde serão entrevistados 23,877 indivíduos, e testadas para o HIV cerca de 19,006 pessoas, de 15 e mais anos de vida.

O lançamento do inquérito terá lugar esta sexta-feira, 30 de Abril, pelas 08h30 no campo de futebol do bairro 9, na Cidade de Xai-Xai, Província de Gaza, e será dirigido por Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde.

O acto contará com a presença da Governadora da Província de Gaza, o Presidente do Município de Xai-Xai, colaboradores e parceiros do inquérito, designadamente o CNCS, INE, CDC e ICAP.

O Inquérito irá decorrer em duas fases, sendo que a primeira irá abranger 6 províncias, nomeadamente: Maputo Cidade e Província, Gaza, Inhambane, Sofala e Manica