Chegou ao país, na noite de ontem (27 de Julho), um lote de 1.000.000 (um milhão) de doses da vacina Verocell, adquirida pelo Governo para a contenção da pandemia da Covid-19.

Transportado num avião da Companhia Aérea do Catar - Qatar Airways, o lote de vacinas foi recebido pela Vice-ministra da Saúde, Lídia Cardoso, em cerimónia realizada no Aeroporto Internacional de Maputo-Mavalane e na qual a dirigente se fez acompanhar pela representante residente do Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em Moçambique, Katarina Johansson e pelo Director Adjunto da Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM), Abú Ossumane.

Falando após o acto de recepção daquele que é até aqui o maior lote de vacinas que chegou ao país, Lídia Cardoso começou por dizer que representava uma clara demonstração da preocupação do Presidente da República, Filipe Nyusi, em colocar a saúde dos moçambicanos como um bem precioso e sem preço.

 

A dirigente disse também que o lote de vacinas recebidas na noite de Terça-feira, assim como as que serão recebidas nos próximos dias, permitirão que o Governo Moçambicano, através do Ministério da Saúde (MISAU), dê continuidade ao processo de imunização da população, agora de forma mais abrangente e em curto espaço de tempo.

É neste sentido que Lídia Cardoso aproveitou a ocasião para apelar a todos os que fazem parte dos grupos a serem abrangidos nas diferentes fases de vacinação, para acorrerem aos postos que serão anunciados.

A Vice-ministra falou igualmente da terceira vaga da pandemia da Covid-19, que dada a sua caracteristica severa, está a pressionar o Serviço Nacional de Saúde, tendo a esse respeito, reiterado o apelo para o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção e do Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública.

Entretanto, desde Março passado até à data, Moçambique já recebeu um total de 1.704.400 (um milhão, setecentas e quatro mil e quatrocentas) doses de vacinas diversas, resultantes de doações de países como a Índia, China, Portugal, França e, mais recentemente os Estados Unidos da América, assim como da comparticipação do empresariado nacional, através da iniciativa UNIVAX (Unidos pela vacina contra a COVID-19).

As vacinas que chegaram ao nosso país na noite de Terça-feira, fazem parte do lote de 11.000.000 (onze milhões) de doses anunciadas a 15 de Julho, pelo Chefe de Estado.


MISAU-DCI