No âmbito das Celebrações do Dia da Medicina Tradicional e Africana assinalado a 31 de Agosto, cujas cerimônias centrais tiveram lugar na província de Maputo, na vila Municipal de Boane, o Excelentíssimo Senhor Secretário Permanente, Dr. Zacarias Zindoga considerou a área de Medicina

Tradicional como estratégica e parte integrante no desenvolvimento da Saúde no nosso país e no continente africano em geral. Para Zindoga, "neste momento em que assistimos a grandes devastações das nossas matas, o Ministério da Saúde incentiva os membros das Associações de Medicina Tradicional e Alternativa a criarem campos de cultivo para reposição e conservação de plantas medicinais e nativas".

O evento começou com uma marcha, cuja partida foi a Escola Secundária Joaquim Chissano, terminando com uma deposição de coroa de flores na Praça dos Heróis local.

Num outro desenvolvimento, Zindoga referiu que o nosso país é referência a nível Internacional, com os melhores indicadores no que tange à colaboração Medicina Tradicional e Convencional. "A colaboração entre as duas medicinas é bastante satisfatória, de tal forma que tem sido tema de debate em diversos encontros internacionais e é considerado um dos melhores exemplos ao nível da nossa região".

O evento contou com a presença de estruturas do Governo de Maputo, Município de Boane, Parceiros de Cooperação, Praticantes de Medicina Tradicional, Estudantes e público em geral.