Lídia Cardoso fez o apelo esta Segunda-feira (30 de Agosto), na cidade de Maputo, durante a cerimónia central do Dia Nacional do Dador de Sangue, assinalado no Domingo (29 de Agosto), sob o lema “Doe sangue e mantenha o mundo a pulsar”.

A dirigente justificou a sua afirmação com a redução que se regista no número de doações de sangue, no país, agravada agora com a pandemia de Covid-19.
A título de exemplo, no primeiro semestre deste ano foram colhidas e testadas 56.434 unidades de sangue, contra as 63.308 do igual período do ano transacto. Isto representa uma redução de 10.8%”.

Por isso, o desafio do sector, de acordo com a Vice-ministra, continua a ser aumentar o número de doações provenientes de dadores voluntários e de repetição.

Lídia Cardoso que falava no Serviço Nacional de Sangue (SENASA), local onde assistiu a uma campanha de doação de sangue, lembrou aos presentes, que o abastecimento adequado de sangue seguro apenas pode ser garantido através de doações regulares, voluntárias e não remuneradas. “É nesse sentido que em nome do Ministério da Saúde, lanço um apelo à população no geral para que apoie as doações voluntárias de sangue, olhando-as como um acto de solidariedade para todos e que garantam que os Bancos de Sangue do País sejam auto suficientes de modo a garantir o acesso ao sangue seguro”.

 

A cerimónia foi marcada, igualmente, pelo agraciamento, com um diploma de honra e brindes diversos, a alguns dos maiores dadores de sangue do país.

Falando em representação destes, o Presidente da Associação dos Dadores de Sangue de Moçambique, Sérgio Macheque, louvou o gesto e apelou, sobretudo aos órgãos de comunicação social, para uma maior e regular divulgação de mensagens de mobilização social para a doação de sangue.

Macheque lamentou, contudo, o facto de a COVID-19 estar a condicionar as actividades de mobilização para doação de sangue levadas a cabo pela Associação que dirige e pelo sector de saúde.

O Dia Nacional do Dador de Sangue é comemorado todos os anos a 29 de Agosto, com o objectivo de enfatizar a importância da necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusão, assim como a contribuição de dadores voluntários de sangue aos serviços nacionais de saúde.

MISAU-DCI