O Ministério da Saúde (MISAU) participou esta Terça-feira, 31 de Agosto de 2021, em Maputo, num debate promovido pelo Centro de Integridade Pública (CIP), que tinha como objectivo apresentar e debater os Resultados da Pesquisa elaborada por aquela organização da sociedade civil, sobre a necessidade de Regulação dos Preços dos Serviços Privados de Saúde em Moçambique.

Na pesquisa realizada pelo CIP e hoje tornada público, a instituição sugere que a falta de regulação dos preços associada e os desafios de âmbito inspectivo das actividades desempenhadas pelas entidades praticantes da medicina privada em Moçambique, leva ao surgimento de fenómenos indesejáveis, como é o caso da selecção de doentes com base em critérios financeiros, a indução artificial da procura, estimulando os usuários a adquirir os serviços oferecidos por estas entidades e a redução da qualidade e segurança dos serviços prestados como forma de aumentar a rentabilidade da actividade empresarial.

Espera-se, com o documento, engajar as entidades competentes, designadamente o MISAU e outros actores, a influenciarem reformas na regulação e fiscalização dos serviços privados de saúde, no país.

O MISAU fez-se representar no debate, que decorreu em formato virtual, pelo Inspector Geral de Saúde, Dr. Martinho Djedje e pelo Director Nacional Adjunto de Assistência Médica, Dr. Sérgio Seni.

O evento contou igualmente com a participação de representantes da Associação Médica de Moçambique, Ordem dos Médicos de Moçambique, Associação para o Estudo e Defesa do Consumidor e das plinicas privadas.

MISAU-DCI