O Ministério da Saúde (MISAU), em colaboração com o Gabinete da Primeira Dama da República, Isaura Ferrão Nyusi e parceiros, vai introduzir no calendário nacional de vacinação, a partir do dia 24 de Novembro corrente, a vacina contra o cancro do colo do útero, que terá como público-alvo, meninas com nove (9) anos de idade.

O anúncio foi feito pelo Director Nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, em conferência de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 16 de Novembro, na cidade de Maputo.

Fernandes referiu, na ocasião, que a introdução da vacina enquadra-se nos esforços do país, de prevenção e controlo da doença, com vista a reduzir a morbi-mortalidade pelo cancro do colo do útero.

“O Cancro do Colo do Útero é um problema de Saúde Pública em muitos países do mundo, incluindo Moçambique. Anualmente, cerca de 5 mil mulheres são diagnosticadas com a doença e dessas, 4.000 perdem a vida”, destacou Quinas Fernandes.

O Director Nacional de Saúde Pública fez saber ainda que, a vacina é intra-muscular e será administrada em duas doses separadas por um intervalo de seis  meses. Acrescentou ainda que ela  previne quatro tipos de vírus (variantes 8, 10,16 e 18), que causam mais de 70% dos casos de cancro do colo do útero.

Refira-se que o Ministério da Saúde prevê vacinar, com a introdução desta vacina, e anualmente, cerca de 450 mil raparigas com nove (9) anos.

O MISAU apela a todos os pais e encarregados de educação para levarem as suas crianças à vacinação.

MISAU-DCI