Na qualidade de mandatário do Conselho de Ministros, para a Província da Zambézia, Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, ministro da saúde, trabalha desde Quinta-feira, 9 de Março corrente, naquele ponto do país, onde de perto e em coordenação com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) e as autoridades locais, monitora a situação decorrente da tempestade tropical “Freddy”.

Armindo Tiago está envolvido em acções de coordenação preventiva no sentido de se evitar a perda de vidas humanas, assim como a coordenação da resposta aos efeitos deste evento climatérico extremo, para além de outras acções de coordenação de natureza sectorial.

É no âmbito sectorial, que o Ministério da Saúde incrementou na manhã desta Segunda-feira, o número de recursos humanos e meios técnico operacionais na Província da Zambézia. A partir da Cidade da Beira, capital da Província de Sofala, seguiu via rodoviária uma equipa constituída por Cirurgiões Gerais, Ortopedista e Enfermeiros Intensivistas, que se vão juntar ao ministro da saúde, na qualidade de médico, e outros quadros do sector a nível local.

 

Está equipa irá apoiar a Província na assistência às emergências criadas pela tempestade tropical “Freddy”, assim como trabalhará no sentido de organizar a coordenação das intervenções e vigilância epidemiológica.

Por outro lado, o Ministério da Saúde (MISAU), através da Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM), também aviou para Zambézia, camiões com equipamentos, materiais e medicamentos, com destaque para tendas de diversos tamanhos, medicamentos para o trauma e doenças diarreicas.

Entretanto, no terreno, a destruição de infraestruturas sociais, é preocupante. Entre as infraestruturas afectadas, contam-se unidades sanitárias, depósitos de medicamentos, escolas, torres e postes de transporte de corrente eléctrica, estradas e pontes.

Ontem, Domingo, primeiro de três dias previstos para a prevalência do evento climatérico extremo, Armindo Tiago manteve encontro de trabalho com quadros do Centro Operativo de Emergência (COE) local e se deslocou ao Centro de Acolhimento instalado na Escola Primaria de Quelimane.

Hoje, o ministro da saúde e comitiva, que integra quadros de diversos sectores, ao nível central e local, saiu de Quelimane, logo às primeiras horas do dia, com destino a Mocuba, mas não conseguiu chegar à aquela vila municipal, dado que a ponte que permite a ligação está submersa, tendo por isso, retornado à procedência.

Um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) refere que a tempestade tropical severa “Freddy” enfraqueceu para o estágio de tempestade tropical moderada, com ventos de 65 quilómetros por hora e rajadas de 95 quilómetros, além de chuvas moderadas a fortes, localmente muito fortes e trovoadas severas

De acordo com o INAM, o mesmo sistema desloca-se para o sul da Zambézia, de onde poderá influenciar o tempo nas províncias de Sofala, Tete e Manica.

MISAU-DCI