A Directora Nacional Adjunta para a Área de Formação, Bernardina de Sousa, participou de 20 a 21 de Março corrente, em representação de Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniele Tiago, ministro da saúde, na Conferência Mundial Sobre Saúde Digital, que teve lugar em Nova Deli, capital da Índia.
 
Na reunião, presidida pelo ministro de saúde da Índia, Harsh Vadhan, a qual decorreu sob o lema “ Levar a cobertura universal de saúde até ao último cidadão" e juntou ministros da saúde de outros países, foram debatidos assuntos ligados à saúde, com maior destaque na área de telesaúde.
 
Intervindo durante os trabalhos, Bernardina de Sousa falou do tipo de apoio que o sector precisa para garantir que os investimentos externos e domésticos sejam efectivos na transformação digital em Moçambique.

A título de exemplo, de Sousa falou dos desafios nesta componente, apontando a necessidade de o país ter uma política de saúde digital efectiva, a regulamentação da mesma, assim como o investimento em infraestruturas, equipamento e comunicação para o sistema de informação digital.
 
A dirigente fez referência, ainda, aos investimentos na área de Recursos Humanos e sua retenção, e a criação de capacidade efectiva cultural digital na saúde. Disse ainda que Moçambique precisa melhorar a sua capacidade para responder às consultas no nível primário, onde mais de 85% destas, correspondem aos cuidados de saúde primários.
 
Outro ponto que mereceu atenção por parte do MISAU, no evento, tem a ver com a necessidade de expansão da banda larga da rede de telefonia móvel avançada (5G).
 
A delegação de Moçambique na Conferência Mundial Sobre Saúde Digital, que foi encabeçada pela directora nacional adjunta de formação, integrava, também, um quadro do Departamento de Tecnologia de Informação.
 
MISAU-DCI