Pouco mais de 212 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos residentes no Distrito de Búzi, na Província de Sofala, deixarão, a partir de hoje, de se deslocar à Cidade da Beira, capital da mesma província, para ter acesso a assistência médica especializada.

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou nesta Quarta-feira (19), e entregou formalmente à população local, o Hospital Distrital de Búzi.

Trata-se de uma unidade sanitária de alto padrão, construída obedecendo as necessidades de resiliência às mudanças climáticas, com uma capacidade para 60 camas, que conta com uma maternidade ampla, devidamente equipada, um bloco operatório, serviços de Raio X, sistema de abastecimento de água, lavandaria, cozinha e morgue.

“Agora, as mulheres grávidas do nosso Distrito, em trabalho de parto, que precisam de cesariana ou outros tratamentos especializados, deixam de percorrer grandes distâncias para se beneficiarem destas intervenções. Elas passarão a ter acesso a estes serviços aqui neste Hospital Distrital”, destacou Filipe Jacinto Nyusi, na sua intervenção por ocasião da inauguração da infraestrutura.

A construção e o apetrechamento do Hospital, que se enquadram no Plano Quinquenal do Governo, através da Iniciativa Presidencial “Um Distrito, Um Hospital”, resultaram de um investimento de cerca de 432 milhões de meticais, fundos do Governo de Moçambique e parceiros.

“Queremos, por isso, apelar a toda a população, aos líderes comunitários, aos membros dos comités de saúde e a todos beneficiários, para contribuírem na conservação desta obra. Devemos todos cuidar do Hospital”, apelou o Chefe do Estado.

Com a entrada em funcionamento do Hospital Distrital de Búzi, a Província da Sofala passa a contar com 1 Hospital de nível quarternário, designadamente o Hospital Central da Beira, 1 Hospital Especializado, 5 hospitais distritais, 135 Centros de Saúde e 4 Postos de Saúde.

 

No contexto da Iniciativa Presidencial “Um Distrito, Um Hospital”, perspectiva-se a construção, nos próximos anos, de mais quatro hospitais distritais, para melhorar gradualmente a capacidade de resposta às necessidades de serviços de saúde da população.

A nível nacional, entretanto, já estão igualmente em fase de apetrechamento, os hospitais distritais de Machaze (Manica) e Bilene (Gaza), e em conclusão os hospitais de Massinga (Inhambane), Ponta do Ouro (Maputo província) e ainda os hospitais gerais de Nampula e da Beira, ambas unidades sanitárias de nível terciário, sendo que a última deverá entrar em funcionamento no presente ano, servindo de tampão ao Hospital Central da Beira.

Bastante concorrida, a cerimónia de inauguração e entrega do Hospital Distrital de Búzi foi testemunhada pelo Ministro da Saúde, Armindo Daniel Tiago, Secretária de Estado e Governador da Província de Sofala, Stela Pinto Novo Zeca e Lourenço Bulha, respectivamente, Administrador do Distrito de Búzi, Líderes Comunitários e de Confissões Religiosas, quadros do MISAU, a diversos níveis, Parceiros de Cooperação e a População do Distrito de Búzi.

MISAU -DCI