O Instituto de Ciências de Saúde de Maputo (ICSM), graduou hoje (21/4), na Cidade de Maputo, 38 novos profissionais de saúde de nível médio, especializados em enfermagem, nas áreas de Instrumentação, Cuidados Intensivos e Anestesia.

Trata-se da primeira cerimónia de graduação de cursos de formação acelerada nas áreas acima descritas e a mesma está inserida no contexto do Plano Acelerado de Formação, que visa responder à Iniciativa Presidencial “Um distrito um Hospital”.

O evento foi dirigido pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, onde dentre vários aspectos, explicou que o Serviço e Sistema Nacional de Saúde, a par do investimento na construção e apetrechamento de novas unidades sanitárias, reabilitação e requalificação das já existentes, está igualmente focado na formação de mais profissionais da saúde, principalmente em áreas em que o país mais se recente.

“O Governo, através do Ministério da Saúde, vem desenvolvendo esforços concentrados para melhorar a prestação de serviços de saúdes a toda a população, apostando na formação de profissionais com qualidade”– disse Armindo Tiago.

O governante lembrou igualmente aos graduados, da necessidade de manterem um relacionamento saudável entre o profissional - paciente, a eficiência e a eficácia na prestação de serviços de saúde cada vez mais humanizados, o respeito pela dignidade da pessoa humana e a reverência (respeito) à própria dignidade profissional.

A primeira cerimónia de graduação dos Técnicos Especializados em Enfermagem de Instrumentação e Cuidados Intensivos, foi marcada pela entrega de diplomas aos graduados e certificados de mérito aos melhores estudantes dos respectivos cursos.

O evento foi testemunhado pelo representante do Director Geral do Hospital Central de Maputo (HCM), Director do ICSM, familiares dos graduados.

MISAU-DCI