Na 76.a Assembleia Mundial da Saúde

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, defende que se deve melhorar a capacidade de prevenção e preparação para doenças, através de investimentos estratégicos em sistemas abrangentes de vigilância e alerta precoce de doenças, sistemas laboratoriais e mão-de-obra adequada, incluindo a nível comunitário.

Falando recentemente na 76.a Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça, o Ministro da Saúde afirmou que não obstante aos fenómenos meteorológicos extremos que têm vindo a aumentar em número e magnitude ao longo dos anos, e constituem ameaça essencial para os sistemas de saúde, é dever colectivo promover a saúde para todos e salvar vidas.

“Estejamos atentos e apliquemos a experiência acumulada ao longo dos anos e continuemos a trabalhar juntos para construir um futuro brilhante para o nosso povo! Um futuro no qual a cobertura universal de saúde deixe de ser um objectivo e passe a ser uma realidade”- exortou Armindo Tiago.

O governante enalteceu, ao longo da sua intervenção, os esforços da OMS e de outros parceiros pela pronta resposta na disponibilização de consumíveis médicos, incluindo vacinas contra a cólera e assistência técnica prestada a Moçambique.

MISAU - DCI