Na Reunião Bianual da Saúde

PARCEIROS DE COOPERAÇÃO REITERAM APOIO AO SECTOR DA SAÚDE

O Ministério da Saúde (MISAU) realizou, esta segunda-feira, 29.05.23, em Maputo, a Reunião Bianual do Comité de Coordenação do Sector da Saúde 2023.
A reunião, dirigida pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, juntou Parceiros de Cooperação, Embaixadores, Quadros do MISAU e Sociedade Civil. No evento, apreciou-se e avaliou-se a resposta do sector da saúde face às emergências; reforçou-se a parceria através do Código de Conduta de Kaya Kwanga; apreciou-se o ponto da situação da resposta do sector quanto às emergências da cólera e aos efeitos dos ciclones nas infra-estruturas de saúde; e actualizou-se a composição da Troika para o próximo ano.

Durante a Reunião Bianual do Comité de Coordenação Sectorial, o Ministro da Saúde lembrou aos presentes que, depois de três anos, e como resultado do esforço colectivo, o sector conseguiu controlar a pandemia da COVID-19 e outras doenças resultantes das mudanças climáticas, com maior destaque nas regiões Centro e Norte do País.

Diante dessas calamidades, Armindo Tiago destacou a necessidade de se fortalecer os sistemas de saúde como pilar chave, de modo a enfrentar futuras emergências de Saúde Pública, assegurando maior investimento global e doméstico. E fez lembrar sobre a necessidade de se elaborar e implementar os Planos Nacionais de Segurança Sanitária- o PNSS de Moçambique aprovado pelo Conselho de Ministros, em Novembro de 2022.

O Ministro referenciou alguns avanços do 1.ᵒ Trimestre do ano em curso, que são: a construção e entrada em funcionamento do Hospital Distrital de Búzi; a conclusão das obras de ampliação do Armazém Central da Beira, que será inaugurado na próxima quinta-feira, 1 de Junho; e a realização de 99% (327,897) da meta sobre os partos institucionais prevista para o período.


Apesar de todos os avanços registados no sector da saúde, ainda persistem alguns desafios que, segundo o governante, constituem um retrocesso aos ganhos obtidos pelo país rumo ao alcance das metas de desenvolvimento sustentável e da Cobertura Universal de Saúde. Armindo Tiago referiu que esses desafios têm a ver com infra-estrutura e equipamento hospitalar, fornecimento de medicamentos e insumos médicos.

Para o futuro, o Ministro da Saúde pretende ver foco nas actividades de impactos. A título de exemplo, a expansão da rede sanitária, implementação do Plano Acelerado de Formação de Profissionais de Saúde e a reconstrução das infra-estruturas destruídas pelos eventos naturais e acções terroristas.

Para a melhoria e a expansão dos serviços de saúde, o MISAU conta com a cooperação dos parceiros focais, que mantêm o seu compromisso em apoiar o sector.

Maria Luíza Fornara, em representação dos parceiros de saúde, disse que a prioridade,  é consolidar e apoiar o Ministério da saúde no diálogo entre diferentes actores internos e externos com vista a maximizar a melhoria da saúde dos moçambicanos.

“Estamos orgulhosos por termos testemunhado a finalização do código de conduta de Kaya Kwanga em Agosto de 2022. Tivemos diálogos abertos e partilhas de informações entre diferentes processos de planificação”, referiu Maria Luíza Fornara.

No evento, foram renovados os compromissos nas actividades em curso no sector da saúde no tocante às parcerias existentes e, ainda, foi demonstrada a satisfação por parte dos parceiros com o curso das actividades financiadas.

MISAU-DCI