O Governo, através do Ministério da Saúde (MISAU), procedeu hoje, 5 de Setembro, a entrega de diversos equipamentos ao Hospital Central de Maputo (HCM), no âmbito do apetrechamento continuo ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No caso em apreço, e buscando garantir a melhoria da qualidade no funcionamento dos Blocos Operatórios do HCM, o MISAU, em evento dirigido por Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde, fez a entrega, à aquela unidade sanitária de referência no país, de diversos equipamentos que compreendem 8 mesas operatórias; 5 candeeiros cialiticos; 2 aspiradores; 10 electrocoaguladores; 5 aparelhos de anestesia; 15 monitores multiparâmetros; e 10 monitores de sinais vitais.

 

O Hospital Central de Maputo, recebeu, igualmente, diversos kits cirúrgicos para casos de amputaçãoꓼ cesarianasꓼ herniorrafiaꓼ laparotomia; e histerectomia.

" Como Governo e como Sector de tutela, a nossa expectativa é de que estes equipamentos hospitalares com que apetrechamos hoje o Serviço Nacional de Saúde, sendo hoje o Hospital Central de Maputo, tenham um impacto no desempenho de indicadores hospitalares, particularmente na redução da mortalidade Hospitalar", referiu Armindo Tiago, na sua intervenção, no acto de entrega dos meios.


Mouzinho Saíde, Director-Geral do HCM, agradeceu o gesto do governo, tendo afirmado que com o apetrechamento da unidade sanitária que dirige, esta vai poder prosseguir com maior eficácia na sua missão de garantir melhor assistência médica e atempada aos pacientes.

O equipamento e mobiliário entregue ao HCM faz parte de um total de 105 mesas operatórias, 105 aparelhos de anestesia, 205 monitores cardíacos, 55 electrocoaguladores, 43 aspiradores eléctricos, 36 candeeiros cialiticos, 500 Kits de cesariana, 500 Kits de Herniorrafia, 200 Kits de Laparotomia, 100 Kits de Amputação e 100 Kits de Histerectomia no valor de quatro milhões de dólares americanos, adquiridos no ano passado pelo Governo e parceiros, mas que só chegou ao país recentemente.

O material está em processo de alocação em todos os hospitais do SNS, com Blocos Operatórios.