Doadas pelo Banco Mundial (BM), o Ministério da Saúde (MISAU), procedeu esta Segunda-feira, 16 de Outubro, em cerimónia realizada na cidade de Maputo e dirigida por Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde, um total de 33 viaturas às províncias do país.

 

Trata-se de viaturas dupla cabina de todo o terreno, de marca Toyota Landcruiser e as mesmas fazem parte do primeiro lote de um total de 75 a serem adquiridas pelo Governo de Moçambique, através do MISAU, com financiamento do BM, com o objectivo de reforçar as actividades do Programa Alargado de Vacinação.
"A vacinação é a intervenção de saúde pública mais bem-sucedida e com elevado custo-efectividade na redução da morbi-mortalidade por doenças, e é uma prioridade do Governo de Moçambique", referiu Armindo Tiago, na sua intervenção, por ocasião da recepção das ambulâncias.

O Governo espera, com os meios circulantes, responder ao desafio que tem sido, por um lado, a deslocação ciclocamente das populações como resultado quer dos impactos negativos das cheias e ciclones, e, por outro, em resultado dos actos de terrorismo em Cabo Delgado.

"Assim, a recepção das 33 viaturas que hoje testemunhamos, irá aumentar a cobertura das actividades através da realização de brigadas móveis para oferta de vacinas e outras intervenções de saúde comunitária às comunidades mais distantes", destacou o Ministro da Saúde.

Orçadas em 1.33 milhão de dólares norte-americanos, as 33 viaturas foram adquiridas no âmbito do “Projecto de Prontidão à COVID -19” e serão distribuídas em todos os distritos com maior necessidade, de acordo com o mapeamento realizado pelo sector.

No cumprimento do Plano Estratégico do Sector, para alem destas viaturas, e tal como revelou o governante, o MISAU espera, nos próximos dias, proceder a entrega de outras 20 com apoio do Japão, 12 com apoio da GAVI através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a aquisição de mais de 690 motorizadas para as unidades sanitárias com apoio da GAVI, acção que visa conferir maior capacidade de prestação de serviços a todos os distritos do país, no âmbito da consolidação do Sistema Nacional de Saúde.

O Banco Mundial é um dos mais notáveis financiadores do sector da Saúde, apoiando, entre outros, o programa de Fortalecimento dos Cuidados de Saúde Primários, o Projecto de Prontidão à Covid 19, o Projecto Regional da Tuberculose, o Projecto de Desenvolvimento do Capital Humano no Norte do País e, o Projecto de Apoio a Emergência.

Para além do Ministro da Saúde, testemunharam o evento de entrega das 33 ambulâncias pelo BM,, outros quadros do MISAU, representantes de parceiros de cooperação e as directoras dos serviços províncias de Saúde da Cidade e Províncias de Maputo em representação das de mais províncias.