No âmbito da iniciativa Presidencial “Zero Malária Começa Comigo”,lançada à luz do Fórum Nacional da Malária realizado em Junho último, o Ministério da Saúde e o Moza Banco, assinaram hoje, um Memorando de Entendimento que visa o reforço das acções de Combate à Malária no país.

A cerimónia solene teve lugar na Terminal Interprovincial da Junta, em Maputo, e juntou diversos actores sociais, entre profissionais da Saúde, artistas, religiosos e público que acorreu ao local.

 

Intervindo momentos após a assinatura do Memorando, a Ministra da Saúde,Dra. NaziraAbdula, referiu que o documento ora assinado,irá contribuir para a redução de morbi-mortalidade por malária nas comunidades, pois com base na sua implementação, as mensagens e boas práticas tendentes ao combate à malária no país, chegarão a mais pessoas.

“Este evento constitui uma demonstração do compromisso do sector privado na sua parceria com o Ministério da Saúde na luta contra a malária. Para além de dar maior visibilidade à Campanha Zero Malária Começa Comigo, irá permitir que se alargue o conhecimento sobre a procura de medidas de protecção individual e colectiva contra a doença, bem como alterar as falsas percepções e conceitos que interferem negativamente na aceitação das medidas de prevenção da malária”, disse.

Num outro desenvolvimento, Abdula fez um apelo a população e através dos Órgãos de Comunicação Social, para que todos permitam que os rociadores façam a pulverização intra-domiciliária, em especial nos locais onde decorre a campanha neste momento. “Estamos a implementar a campanha de pulverização intra-domiciliária nas províncias de Nampula, Zambézia e Maputo, onde apelamos as pessoas para que abram as portas das suas casas de modo a serem pulverizadas”.

Por seu turno,João Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, referiu que o Memorando representa uma mais-valia para as famílias e comunidade, e se enquadra nas acções do Moza Banco no contributo à melhoria e qualidade de vida do povo Moçambicano.

“Juntamo-nos aos esforços de luta contra a malária no âmbito do nosso comprometimento e determinação em apoiar causas sociais que promovam o bem-estar das Comunidades, que faz parte do ADN da nossa instituição, o Moza Banco”.

Entre as acções previstas ao abrigo do memorando, consta uma Campanha de Sensibilização a ser efectivada através de autocarros de Transporte Público de Passageiros (sendo que dois deles foi descerrado um pano no local), Roadshows, Campanhas nos Órgãos de Comunicação Social, entre outras.