Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde, encontra-se desde esta Segunda-feira, 6 de Novembro na República Federativa do Brasil, em visita de trabalho, no âmbito da cooperação bilateral, que dura há pouco mais de um século.

Durante a visita que vai-se estender até o dia 12 do corrente Novembro, Moçambique e Brasil vão, por um lado, estreitar relações e, por outro, rubricar diversos acordos que visam, entre outros, responder, através de soluções inovadoras, aos desafios com que o sector se debate no país.

São parte dos desafios do sector de saúde moçambicano e que vão corporizar os acordos a serem rubricados pelos sectores de saúde dos dois estados, o estabelecimento de parcerias para a formação acelerada de médicos especialistas, estabelecimento de indústria farmacêutica, biotecnologia em saúde entre outros.

O Brasil é reconhecido mundialmente pelo seu forte potencial na área da indústria farmacêutica, no sistema de inovação em biotecnologia e na formação de médicos especialistas.

Os acordos de formação de especialistas a serem rubricados nesta visita do Ministro da Saúde irão viabilizar também a provisão de médicos especialistas e não só, para atender a demanda resultante da iniciativa presidencial "Um Distrito-Um Hospital Distrital".

Entre outros recursos humanos, a iniciativa presidencial "Um Distrito-Um Hospital Distrital" requer profissionais especializados em Enfermagem, Cuidados Intensivos, Instrumentação e Anestesiologia e outras áreas prioritárias das especialidades médicas.

Os acordos a serem alcançados nesta visita para área de formação vão permitir o envio de médicos moçambicanos ao Brasil e, também, da vinda de especialistas brasileiros para a formação de médicos especialistas em Moçambique.

Integram a comitiva liderada pelo ministro, o Director Geral do Instituto Nacional da Saúde (INS), Eduardo Samo-Gudo, a Administradora Técnico Científico da Autoridade Reguladora de Medicamentos (ANARME), Lígia Tembe, a Directora de Planificação e Cooperação no MISAU, Sãozinha Agostinho, a Directora Nacional Adjunta de Cooperação Bernardina Gonçalves, Directores dos Serviços Provinciais da Saúde nas províncias de Nampula, Tete e Maputo, entre os quadros.

MISAU-DCI