Teve lugar no dia 02 de novembro, em Maputo, o Lançamento da Revisão do Meio-termo do Plano Estratégico Nacional de Resposta ao HIV-SIDA 2016-2020 e da Revisão Operacional do Programa Nacional de Controlo a Tuberculose no País.

O Plano Estratégico Nacional ora lançado, estabelece como principais objectivos a redução da incidência do HIV por transmissão sexual em 50% até 2020, a redução da taxa de transmissão vertical do HIV para menos de 5% até 2020, a redução da mortalidade relacionada ao HIV e SIDA em 49% até 2020, e a eliminação do estigma e da discriminação relacionada ao SIDA até 2020.

Falando na ocasião, Sua Excelência Prof. Doutor João Leopoldo da Costa, Vice-Ministro da Saúde, referiu que a Revisãodo Plano Operacional do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose 2014-2018 irá permitir verificar os progressos alcançados, identificar boas práticas, aprimorar as estratégias e melhorar a resposta de modo que se possa alcançar rapidamente as metas estabelecidas no âmbito da luta contra o HIV/SIDA e a Tuberculose no país.

O contou com a participação da Secretaria Executiva Adjunta do Conselho Nacional de Combate ao SIDA, Dra. Idalina Libombo, a Representante da Organização Mundial de Saúde, Dra. Djamila Cabral, o Representante da CDC, Dr. Alfredo Vergara, quadros do Ministério da Saúde e convidados.