Teve lugar no dia 03 de Novembro, em Maputo, o Primeiro Workshop sobre Transtornos do Espectros do Autismo, Hiperactividade e Défice de Atenção e outros transtornos do Neurodesenvolvimento.

 

O encontro regional, teve como objectivos, discutir as melhores estratégias de identificação e intervenção, melhorar os serviços ao nível dos cuidados de saúde primários, melhorar a identificação, o encaminhamento e o tratamento das crianças com transtornos do Neurodesenvolvimento para posterior realizar de estudos de prevalência deste tipo de transtornos.

Falando na ocasião, Sua Excelência Prof. Doutor João Leopoldo da Costa, Vice-ministro da Saúde, referiu que os Transtornos do Neurodesenvolvimento têm início na fase inicial do desenvolvimento, que em geral surge antes de acriança ingressar na escola, sendo que manifesta-se através de dificuldades específicas na aprendizagem, até mesmo na inteligência. Acrescentou que as crianças com este tipo de transtornos têm maior risco de trauma por quedas, de mau relacionamento com outras crianças e com os pais, acompanhado muitas vezes de mau aproveitamento escolar, por isso urge a necessidade de maior reflexão dos profissionais da Saúde sobre esta doença.

“Que esta seja uma oportunidade para juntos debatermos sobre esta problemática cada vez mais seria na nossa sociedade.No final todos os participantes tenham conhecimento aprofundado sobre os primeiros sinais e sintomas dos transtornos do Neurodesenvolvimento e morbilidades associadas, sobre as melhores estratégias de intervenção e sobretudo as formas de prevenção”, apelou o Vice-Ministro.

Participaram no evento, altos quadros da Federação Mundial de Transtorno de Hiperactividade e Défice de Atenção, Psicólogos, técnicos de Psiquiatria e Membros da Sociedade Civil.