Sob o lema “Construindo Sistemas de Saúde Sustentáveis e Resilientes em África através do Treinamento em Epidemiologia de Campo”, Maputo acolheu de 12 a 16 de Novembro corrente, a 7ª Conferência Científica da AFENET (Rede Africana de Epidemiologia de Campo), evento que junta Representantes de 30 países oriundos do continente Africano.

 

Na sua intervenção, Sua Excelência Dra. Nazira Abdula,  Ministra da Saúde, referiu que o evento era uma oportunidade para a partilha de informações e discussão de ideias que orientadas à consolidação dos avanços até aqui registados no domínio da Saúde Pública e traçar caminhos para o futuro sobretudo no combate às doenças facilmente se propagam de forma transfronteiriça.

“Vivemos, actualmente, numa aldeia global e interligada, onde as ameaças de saúde pública não respeitam as fronteiras e continuam a causar consequências catastróficas.
Nos últimos anos, a resiliência tornou-se cada vez mais reconhecida como sendo um dos atributos mais importantes dos Sistemas de Saúde”, referiu a Ministra da Saúde.     

Abdula acrescentou ainda que a criação de Sistemas de Saúde reforçados, resilientes e sustentáveis em África "só poderá ser alcançada através do estabelecimento de uma frente unida em prol do desenvolvimento e da capacitação eficiente de Recursos Humanos em saúde".

Refira-se que esta é a primeira Conferência Científica da AFENET a ser realizada na África Austral e em país de língua oficial Portuguesa.

Durante os próximos 4 dias, Maputo será a capital da Saúde de África, onde várias mesas redondas, debates e sessões terão lugar no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano