Centenas de profissionais de Saúde, estão neste momento envolvidos em acções de assistência humanitária a milhares de concidadãos afectados pelo ciclone IDAI que assolou com larga escala a província de Sofala no passado dia 14 de Março.
 
A entrega das autoridades de saúde acontece desde a primeira hora, apesar de muitos dos profissionais do sector que diariamente não tem mãos a medir no socorro às vítimas terem sido directamente afectados pelos efeitos da calamidade natural.
 
Dados, ainda em actualização indicam que só na cidade da Beira foram atendidas cerca de 3.800 pessoas, sendo 1.651 nos centros de acomodação e 2211 nas unidades sanitárias. (Nesta altura- diarréias, malária e febres, são as doenças mais predominantes).
 
Apar da assistência sanitária estão em curso  esforços para se restabelecer, ainda que de forma condicionada, o funcionamento de  todas as unidades sanitárias daquela parcela do país, que também não escaparam à fúria do ciclone.
 
Entretanto, dados disponíveis indicam que na província de Sofala das 164 unidades sanitárias que a província possui mais de 80% já estão a prestar atendimento, embora as infraestruturas ainda necessitem de intervenções.
 
*O processo* de operacionalização da acção do sector para prevenir a propagação de doenças nos Centros de Acomodação, bem como para salvar vidas está sendo liderado a partir da cidade da Beira por *Sua Excelência Dra. Nazira Abdula, Ministra da Saúde*. 
E, foi exatamente naquele ponto do país, que Sua Excelência Ministra reuniu com os parceiros da área da Saúde e que se protificaram a atender a emergência.
 
Por outro lado, Sua Excelência Ministra da Saúde convocou mais médicos e outros profissionais da Saúde de Maputo para Beira para reforçar as equipas no terreno, monitorou a canalização de medicamentos e material médico-cirúrgico para as regiões afectadas e a reposição de stocks mínimos de medicamentos na província. 
 
Ainda em Sofala, Sua Excelência Ministra recebeu diversos donativos constituídos por medicamentos, material médico-cirúrgico e recursos humanos, vindos de fora do país, entre eles Angola que se fez representar pela respectiva Ministra da Saúde. 
 
*Em Sofala,* encontram - se, igualmente, para além de outros quadros seniores centralmente convocados, o Director Nacional de Assistência Médica, Dr. Ussene Isse, a Directora Nacional de Saúde Pública, Dra. Rosa Marlene, o Assessor de Sua Excelência Ministra para assistência Médica, Dr. Américo Assan e o Director Adjunto da Central de Medicamentos e Artigos Médicos,
Dr. Sérgio Seni.